REDE DE COLETA DE PLÁSTICO
DADOS OFICIAIS: Segundo a Empresa Ciclus Amazônia, responsável pela coleta seletiva de lixo em Belém, existiam 240 pontos de descarte irregular de lixo em Belém, identificados no primeiro mês (abril/2024) de atuação da empresa, que recolheu mais de 60 mil toneladas de resíduos espalhados pela cidade. Em ação realizada no Canal São Joaquim, foram encontradas mais de 100 toneladas de material descartado no rio.
PROPOSTA: O descarte irregular de lixo é, principalmente uma questão de saúde pública, que só pode ser combatida com ação conjunta entre a população e o Poder Público. Com a implementação de um novo sistema de coleta de lixo, é urgente adoção de medidas que engaje a população do descarte consciente dos resíduos sólidos.
Apresentamos projeto de lei que cria uma rede integrada de coleta de materiais recicláveis plásticos, com vistas a incentivar a população ao descarte correto do lixo domiciliar. A rede de coleta contará com ecopontos de coleta de material plástico, onde cada depósito vai gerar créditos a serem trocados em estabelecimentos conveniados, como supermercados, farmácias e até mesmo pontos de açaí, gerando para a população benefícios e premiando a consciência ambiental da população de Belém.