“Círio dos Povos” marca abertura do Palacete Bolonha nesta terça-feira


Mantos e barcos produzidos por detentos femininos e masculinos. (Ascom/Seap)

O Círio está chegando, já podemos sentir o cheiro da maniçoba nas ruas de Belém, as ruas enfeitadas e iluminadas, as portas dos paraenses com os cartazes da santinha, e aquele misto de felicidade e fraternidade. A cidade também fica cheia de eventos alusivos a festa do povo paraense, por isso a fundação cultural do município de Belém (Fumbel), vai realizar nesta terça-feira, 05, a programação “Círio dos Povos” que vai marcar a abertura do nosso querido Palacete Bolonha à visitação pública. Tanto o Memorial dos Povos quanto o Palacete Bolonha irão receber shows musicais, espetáculos de dança e teatro e atividades de cinema, contação de história, gastronomia e artesanato. A programação vai começar às 16h e terminará às 21h com entrada franca.


A exposição “Mantos de Rios” será exposta no Palacete Bolonha, que reabrirá as suas portas para o publico ver os mantos de Nossa Senhora de Nazaré e os barcos de madeira produzidos por detentos femininos e masculinos do sistema prisional em âmbito do projeto de reintegração social, esta mostra é o resultado da parceria da Fumbel com a Secretaria do Estado de Administração Penitenciária (Seap).


O anfiteatro Celso Michiles receberá às 16 horas, o Coral Metropolitano de Belém; às 16h30h, a Banda da Guarda Municipal; às 17 horas, o Grupo Parafolclórico Cia da Amazônia; às 17h30, Eloi Iglesias, ícone da tradicional Festa da Chiquita, realizará uma performance alusiva ao Círio; às 18 horas, a cantora Alba Mariah sobe ao palco para apresentar o show "Círios"; e às 18h30, será apresentado o “Canto João da Hora”, representação artística do Auto do Círio.


Confira a programação completa:

Círio dos Povos

Data: 5 de outubro de 2021 Horário: A partir de 16h

Local: Memorial dos Povos


Palacete Bolonha, Salão 1: 16h - Contação de Histórias com Márcia Kambeba *Sala de Cinema Acyr Castro 16h – Mostra de Curta metragens sobre o Círio * Anfiteatro Celso Michiles 16h - Coral Metropolitano de Belém 16:30h – Banda da Guarda Municipal 17h – Grupo Parafolclórico Cia da Amazônia 17:30h - Performance Eloy Iglesias 18h: Show Musical "Círios". Alba Maria 18:30h: Canto João da Hora - Representação artística do Auto do Círio