Cacique Babau Tupinambá recebe título de Doutor Honoris Causa da UNEB


O cacique Babau Tupinambá, é agora, Doutor Honoris Causa da UNEB.

A honraria máxima da universidade e foi entregue ao cacique em sessão especial do Conselho Universitário (Consu) da instituição, realizada remotamente por meio de aplicativo, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UNEB no YouTube, no dia 30 de junho.


O cacique Babau é o quarto indígena brasileiro a receber essa honraria de uma universidade do país. Os caciques Raoni, Ailton Krenak e Caboclinho, também receberam a homenagem das universidades Estadual do Mato Grosso (Unemat), Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Federal do Pará (Ufpa), respectivamente.


O líder Tupinambá


O cacique Babau, é uma grande liderança na Terra Indígena Tupinambá, situada nos municípios de Ilhéus, Uma e Buerarema, região sul do estado, na qual habitam mais de 4,6 mil indígenas.

A região vive atualmente um conflito fundiário. Devido a confrontos, Babau já foi preso diversas vezes e teve sua vida ameaçada por defender os direitos dos nossos povos.

A perseguição ao cacique ganhou atenção de organizações mundiais de direitos humanos, que solicitaram ao governo medidas efetivas de proteção ao líder indígena.

Em 2018, Babau foi condecorado também com a Comenda Dois de Julho, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em reconhecimento por sua luta em defesa dos direitos dos povos indígenas.