Contra o pacote de veneno, estamos em luta pela Terra em Brasília


Foto: Reprodução

A terra é mãe, é alimento, é sustento. Poluir, degradar, desmatar não é coisa dos povos tradicionais, porque vivemos e respeitamos a nossa terra, a Amazônia. E a Amazônia só vai sobreviver enquanto todos nós entendermos que devemos protegê-la. A Amazônia é a vida e nós indígenas garantimos a vida nela. Quando nós respeitamos a natureza, estamos garantindo à vida no planeta. Por isso, precisamos pressionar o Congresso Nacional para barrar o Pacote da Destruição Ambiental, e um conjunto de projetos de lei que estão em tramitação e podem causar danos irreversíveis à nossa saúde e ao meio ambiente.


Nós ambientalistas, artistas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil convocados por Caetano Veloso estarão no “Ato pela Terra” que acontecerá em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, hoje, quarta-feira,3, com o objetivo de pressionar parlamentares a rejeitar cinco projetos de lei que representam impactos irreversíveis para os biomas brasileiros, como a Amazônia, os direitos humanos, o clima e a segurança da população.


Entre as propostas que motivaram a mobilização, estão medidas que prejudicam o licenciamento ambiental, facilitam a grilagem de terras, autorizam mineração em terras indígenas, flexibilizam regras de aprovação de agrotóxicos e instituem o “marco temporal” sobre terras indígenas, tese jurídica que permite contestar a demarcação de áreas ocupadas por povos originários.


Foto: Reprodução

De acordo com a organização do evento, se esse pacote de leis for aprovado, crimes ambientais serão legalizados e o Brasil se tornará um dos maiores párias climáticos do mundo.


A defesa do meio ambiente e a luta pela terra devem ocupar a centralidade na conjuntura. É urgente barrar os grileiros, uma vez que a bancada ruralista estão pressionando o Senado para aprovar ainda neste semestre o PL 510/2020, o PL da Grilagem, que pretende mudar uma lei que já existe e funciona permitindo que ainda mais áreas de terras públicas sejam invadidas ilegalmente aumentando a violência e o desmatamento na Amazônia.


O PL da Grilagem é um dos projetos do #PacoteDaDestruição, um combo de retrocessos que o governo federal quer aprovar a toque de caixa no congresso Nacional. Hoje, vamos mostrar a força dos defensores da Amazônia em Brasília e nas redes contra o pacote do veneno. Vamos juntos? A luta pela defesa da Amazônia é de todos NÓS!