top of page

Crianças e jovens são incentivados para a conservação de manguezais no Pará


Imagem: Sapucaia Filmes/Reprodução.

O projeto “Mangues da Amazônia” vem promovendo múltiplas ações pedagógicas que mobilizam e incentivam crianças e jovens para a conservação da maior faixa contínua de manguezais do planeta, localizada na zona costeira do Pará, Amapá e Maranhão.


As atividades abrangem diferentes faixas de idade desde o início da vida escolar em comunidades de reservas extrativistas, que utilizam os manguezais como meio de sustento, o que inclui a extração de caranguejo e a pesca.


Com realização feita pelo Instituto Peabiru e Associação Sarambuí com apoio do laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a iniciativa é patrocinada pela Petrobras.


Imagem: Sapucaia Filmes/Reprodução.

Na Escola Municipal Brasiliano Feelício da Silva, localizada na comunidade de Tamatateua, em Bragança Bragança (PA), no Clube do Recreio, crianças de três a seis anos realizam atividades lúdicas para “aprender brincando”. Cartilhas sobre os manguezais foram especialmente produzidas para as atividades, com linguagem simples, cores e desenhos.


“Ser criança nos manguezais é conviver com a natureza, enxergando detalhes que só eles conseguem pela paixão de pisar na lama”, enfatiza Freitas. Ela conclui: “É um laboratório vivo de aprendizados, de forma que o principal desafio é preservar o meio ambiente fazendo parte dele, e não só para utilizá-lo depois”.


Já no Clube de Ciências, meninos e meninas a partir dos sete anos de idade participam de encontros teóricos e práticos com cientistas sobre temas dos manguezais, inclusive expedições de campo para conhecer melhor a fauna e a flora típica desse ecossistema.


O Projeto Mangues da Amazônia prevê recuperação de 12 hectares distribuídos em áreas já impactadas em três reservas extrativistas dos municípios de Augusto Corrêa, Bragança e Tracuateua no Estado do Pará com mobilização direta e indireta de cerca de 7,6 mil pessoas.


Na comunidade de Tamatateua, a iniciativa PROMANGUE, desenvolvida pelo projeto, mobiliza jovens estudantes entre 14 e 20 anos em rodas de conversa semanal sobre aspectos ligados aos manguezais e a temas como os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), com metas ambientais e sociais para 2030 no mundo.

bottom of page