Delegado Eguchi é investigado em operação da Polícia Federal



Sob o discurso de ser um homem honesto e de Bem, Eguchi está vendo hoje sua falação ser desmascarada. A operação Mapinguari, feita pela Policia Federal, deflagrou hoje,14, a investigação de vazamento de informações de operações feitas pela Policia Federal, e para a surpresa de ninguém, Everaldo Jorge Eguchi é um dos principais suspeitos.


O objetivo desta operação é aprofundar a investigação sobre vazamento de informações da operação "Migrador", ocorrida em 2018, em Marabá. Um servidor público da própria instituição seria o suspeito. Esse servidor já foi afastado por decisão judicial. Por enquanto, não há prisões efetuadas.


A operação de hoje alcança, também outros seis empresários ligados à exploração ilegal de manganês do sudeste do Pará, os quais tiveram acesso indevido às informações da Operação Migrador.


Os Policiais Federais foram essa manhã até a casa do delegado, no bairro da Sacramenta em Belém, e apreenderam uma alta quantia de dinheiro em espécie e vários documentos. O irmão, Eduardo Eguchi, seria a conexão de empresários da mineração alvos de investigação, onde teriam recebido informações privilegiadas da família Eguchi.


Com acesso a essas informações, muitos mandados acabaram não sendo cumpridos e o resultado da operação prejudicado. Por isso, a operação desta quarta-feira também investiga seis empresários ligados à exploração ilegal de manganês do sudeste do Pará e que, possivelmente, teriam sido beneficiados pelo vazamento de informações.


Eguchi, que se dizia o candidato escolhido de Bolsonaro, já tem uma ficha longa de investigações em suas costas. Em 2019, quando o Eguchi estava sendo contado para assumir o cargo de superintendente do Ibama no Pará, o delegado prometeu aos empresários produtores rurais fazer vista grossa para as fiscalizações do órgão. Afirmando na época que iria fazer uma grande ponte entre o meio ambiente e o Agronegócio.


Estamos vendo agora a grande índole que o ex candidato a prefeitura de Belém tem, as denuncias e investigações contra Eguchi só demonstram a verdadeira face dele.