Recebemos a denúncia de que a prefeitura de Garrafão do Norte, está descumprindo as ordens do Ministério Público Federal do Pará (MPF), e está enterrando o lixo que descartou dentro da Terra Indígena do Povo Tembé. Em novembro deste ano, a prefeitura recebeu ordens do MPF para que retirasse com urgência o lixo que estava sendo descartado de forma irregular dentro do território indígena Alto Rio Guamá.
O vídeo foi enviado pelo vereador Tadeu, de Garrafão do Norte, denuncia que a própria prefeitura estaria fazendo o aterramento do lixo. É possível ver maquinário trabalhando para abrir um buraco no local e enterrar o lixo que estava anteriormente a céu aberto, na tentativa de encobrir o crime ambiental, no vídeo é também possível ver que há descarte irregular de lixo hospitalar. O lixão encontra-se próximo a vila do Livramento, dentro do Território Indígena do Povo Tembé.
Veja o vídeo abaixo:
O que está acontecendo no território do povo Tembé é um crime ambiental gravíssimo. Enterrando o lixo daquela forma, o resíduo entra em contato com o lençol freático podendo poluir o solo, e também o rio que corta o território.
Comments