Prosseguir na defesa pelos direitos da mulher tem sido um dos pontos que mobiliza as Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres. Esse e outros assuntos do nosso cotidiano, estão na pauta dos encontros que acontecerão nesta quinta-feira (29/09) e sexta-feira (30/09) aqui em Belém. A Coordenadoria Municipal da Mulher (Combel), retoma a conferencia que teve sua última edição em 2015.
O tema deste ano será "Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia" e será dividido em três eixos temáticos:
1 - "A Política Nacional para as Mulheres: Avanços e desafios e o papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres";
2 - "O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: Propostas de Estrutura, interrelações, instrumentos de gestão, recursos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação do Sistema";
3 - "Políticas Públicas Temáticas para as Mulheres: Avanços e desafios e enfrentamento às violências, saúde integral, trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão, educação para a igualdade e diversidade";
O fortalecimento da mulher nas esferas públicas e políticas tem trazido à tona as necessidades que antes não eram vistas, pois não tínhamos representantes que mostrassem as nossas necessidades. Está é a raiz do que se chama representatividade, e ela importa, ter uma figura que compõe nossas demandas nas esferas de poder é essencial.
E é isso que a conferência priorizará, a participação de todas as mulheres de todas as esferas para representar a todas: Movimento de Mulheres indígenas, prostitutas, LBTs, religiosas, negras e quilombolas, entre outros. O importante é todas estarem a frente de suas representatividades e lutas.
Livia Noronha, coordenadora da Combel comemora o retorno da conferência “estávamos desde 2015 sem fazer conferência, ela voltar neste momento é extremamente importante, discutir politicas publicas para as mulheres, neste momento, confere a necessidade que estamos vivendo atualmente, e é essa a necessidade de haver este tipo de evento”.
De acordo com fortalecimento da mulher, a IV conferência para as mulheres tem o objetivo de qualificar e promover e garantir a participação na formulação e controle das políticas para as mulheres. Também fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para que assim possamos ter controle da política municipal para as Mulheres.
Também para:
· Estimular a criação e o fortalecimento das organizações feministas e de mulheres;
· IV. Estimular a criação e o fortalecimento dos conselhos municipais dos direitos das mulheres;
· Estimular a criação e o fortalecimento dos organismos de políticas para mulheres municipais;
· Estimular a elaboração de Planos Municipais de Políticas para as Mulheres;
· Discutir e elencar recomendações para um Sistema Político com participação das mulheres e com igualdade de direitos;
· Levar informações e estimular a atuação conjunta de municípios em torno de planos e metas comuns para as políticas para as mulheres;
· Eleger as entidades representantes da sociedade civil para comporem o Conselho Municipal da Condição Feminina - CMCF.
A força da mulher nos espaços políticos é necessária, ela transcende espaços físicos, seja em casa ou no trabalho, o fato é que a força produtiva está nas mãos de mulheres. Elas se destacam pela qualidade e competência, por isso a importância da retomada desta conferencia, para mostrar nossas lutas e necessidades.
Serviço:
▪️(29/09)
Credenciamento: 8h às 15h
Abertura: 16h
Encerramento: 20h
▪️(30/09)
Debates dos eixos temáticos: 9h às 17h
Local: Esamaz – Rua Municipalidade, 546.
Comments