O Festribal de Juruti volta em novo formato este ano com a live “Um canto de resistência”



O Festribal de Juruti volta em novo formato este ano com a live “Um canto de resistência”, com a disputa entre as etnias Munduruku e Muirapinima, que será transmitida pelo Youtube, no próximo sábado, dia 31 de julho, a partir das 20h30.

A apresentação será ao vivo na sede da Associação Cultura pela Paz, no centro da cidade. Os moradores poderão assistir tudo de casa pelo celular ou pela TV. A live será realizada pela Prefeitura de Juruti, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

O Festribal surgiu em 1995 e resgata, em forma de espetáculo, a cultura indígena nativa da cidade, figurando entre as maiores manifestações culturais da Amazônia, marcada pela disputa entre as etnias indígenas Munduruku e Muirapinima.


A cultura indígena é retratada em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival.


Em 2008 o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará. A manifestação cultural e folclórica atrai um grande público dos municípios da região oeste do Pará, de outros estados do Brasil e até de outros países.


O Festribal de Juruti acontece há mais de 20 anos no Tribódromo da cidade e costuma reunir mais de 30 mil pessoas no último final de semana de julho. A 25ª edição realizada em 2019 teve como vencedora da etnia Muirapinima.


O festival tem o intuito de resgatar as tradições da cultura indígena e chamam a atenção do mundo para a preservação da floresta e o reconhecimento dos direitos dos povos originários. Agora em 2021, seria realizada no dia 31, a 27ª edição do Festival das “Tribos”, mas para evitar novos casos de Covid-19 na cidade, o evento teve que ser cancelado pelo segundo ano consecutivo.


LIVE CULTURAL "FESTRIBAL 2021: UM CANTO DE RESISTÊNCIA"

Dia: 31/ 07/2021

Hora: 20h30

Onde assistir: Youtube da Prefeitura Municipal de Juruti