Operação Samaúma apreende maquinários usados para desmatamento no Pará



A operação “Samaúma” apreendeu ferramentas para desmatamento e oléo disel na Floresta Nacionall do Amana, que fica entre os municípios de Itaituba, Jacareacanga e Maués. Operação aconteceu dia na última segunda-feira ,9, e segue sendo realizada em terras indígenas, e unidades de conservação do Pará, para combater crimes ambientais.


Ao todo, foram encontrados quatro computadores, três dragas, um caminhão, mais de 20.000 litros de óleo diesel, 14 motores usados no garimpo, além de motosserra, motor de voadeira, e demais ferramentas e materiais utilizados no ilícito. Após a ação, o material foi destruído e inutilizado.


No dia 5 de agosto também foi identificado outro garimpo ilegal de 17 hectares na zona rural de Novo Progresso. No local foram apreendidas três escavadeiras de esteiras, 1,3 mil litros de combustível, três bombas de sucção, além de cerca de 553 m³ de madeiras em toras.


o valor das máquinas e equipamentos foi foram avaliados a R$ 2,5 milhões. Já as multas aplicadas pelo órgão ambiental por desmatamento e exploração mineral ilegal, além de desvio de curso d'água e uso de mercúrio, chegarão próximas a R$ 1 milhão.