top of page

Origens Belenenses são destaque em passeio cultural


Foto: Ascom Promaben

Com uma narrativa histórica, foi realizado no último dia 27, um passeio que teve como condutor, o historiador Michel Pinho, secretário da Fundação Cultural do Município Belém (Funbel), o intuito do encontro foi abordar a autenticidade da capital paraense, que também contou com a palestra Painel de Resgate da História de Belém, ministrada pelo secretário.


Foto: Ascom Promaben

O passeio foi trilhado pelas ruas do bairro da condor, nas proximidades da Escola Rotary, local de realização do evento, por iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária(PEAS), do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).


O momento rico em conhecimento histórico teve como palco um dos bairros que mais preserva a arquitetura popular, lembrando a época em que as casas eram palafitas em áreas alagadas pelo igarapé do Piri. Na ocasião, Michel Pinho relembrou a época em que Belém era só mais uma cidade da Amazônia, de difícil acesso, destacando o início da colonização, onde a fome cercava os portugueses, quando a cidade não tinha abastecimento periódico de alimentos, em contrapartida os ribeirinhos dos arredores da cidade esbajavam fartura, sempre cheios de peixes e frutas.



bottom of page