top of page

Os benefícios que a reciclagem proporciona ao meio ambiente


Foto: Assom/Promaben

A reciclagem é grande aliada do meio ambiente, por meio dela é possível fazer o reaproveitamento de materiais que levariam anos para se desfazerem dentro da natureza. É uma atividade necessária para conscientizar a população a buscar diferentes maneiras de lidar com o “lixo”, tornando-se um colaborador na construção de um mundo sustentável. Para melhor explicar esse assunto usarei como exemplo o Mutirão da Juventude, que em três dias coletou três toneladas de resíduos sólidos, sendo desse total, 60% papéis com grande valor de comercialização, destinados à Cooperativa de Materiais Recicláveis (Concaves).


Foto: Ascom/Promaben

A cooperativa está situada no bairro da Terra Firme e foi fundada em 2004, com o intuito de coletar, separar e dar destino correto aos materiais recicláveis, que são, papel, plásticos, Rider, cobre, alumínio, vidros, resíduos de madeira, lixo eletrônico e resíduo de óleo alimentício. O resultado do mutirão foi consequência da receptividade da população que acolheu o projeto e colaborou com o trabalho dos agentes ambientais que estiveram no bairro do Jurunas, um dos mais populosos da capital paraense, durante o período do evento.


Reciclagem é o processo de reutilização de materiais que têm potencial de utilidade futura, é importante ressaltar que é necessária a separação de cada material reciclável para que ele possa ser reaproveitado e diminua a quantidade de lixo no meio ambiente e aumente o aproveitamento inteligente de materiais que se transformam quando preservados da forma correta. Para a Concaves, “Quando nós separamos o nosso lixo, não estamos apenas reciclando! E sim, entrando na terceira etapa dos "R's": Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Isso mesmo, pois quando praticamos reciclagem, automaticamente produzimos e reutilizamos. Além de economizar muita energia na produção desses materiais, poluição do ar e outros benefícios para a natureza. Entre nesta corrente da coleta seletiva e chame seu vizinho, amigos e familiares. Todos juntos, podemos e devemos contribuir”.

Foto: Ascom/Promaben

O Mutirão da Juventude é uma iniciativa do Projeto Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), junto ao consórcio TPF/Synergia em parceria com as secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e Educação (Semec).



bottom of page