top of page

Tem vagas de mestrado para estudantes indígenas nas universidades do Pará


Foto: Lidiane Volpi/UFSCar

As universidades do Pará abrem inscrições para programa de Pós-Graduação em educação Indígena (PPGEEI). Serão ao todo 20 vagas gratuitas para o curso de mestrado, as inscrições começaram a ser feitas na última segunda-feira, 15 e irá até o dia 24 de novembro de forma online.


O curso é destinado a indígenas com chancela da comunidade indígena de origem, diplomas de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), alunos indígenas que já concluíram o curso de licenciatura, que atendam todos os critérios solicitados no edital



Os cursos serão ofertados em parceria interinstitucional entre Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifespa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).


Veja o que precisa para a inscrição:


Para aqueles que estão na graduação é necessário concluir o curso antes do período de matricula do mestrado.

É necessária a apresentação da declaração digitada ou manuscrita de pertencimento à comunidade indígena, emitida e assinada pelo cacique ou liderança reconhecida pelo povo indígena de origem.

Seleção inclui analise do projeto de dissertação, currículo Lattes, e entrevista.


Segundo a ementa do PPGEEI, o curso tem como objetivo qualificar profissionais, em nível de pós-graduação, indígenas licenciados, que tenham atuação técnica, científica e ou em docência na Educação Escolar Indígena, de modo a dar prosseguimento aos processos de formação docente.


bottom of page